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MT está entre os estados com maior número de moradores em vias com capacidade para veículos de carga e ônibus, diz IBGE

O estado fica atrás apenas de Tocantins e Mato Grosso do Sul e empatado com Goiás, de acordo com dados do Censo 2022 de características urbanísticas do ento...

MT está entre os estados com maior número de moradores em vias com capacidade para veículos de carga e ônibus, diz IBGE
MT está entre os estados com maior número de moradores em vias com capacidade para veículos de carga e ônibus, diz IBGE (Foto: Reprodução)

O estado fica atrás apenas de Tocantins e Mato Grosso do Sul e empatado com Goiás, de acordo com dados do Censo 2022 de características urbanísticas do entorno dos domicílios, divulgados nesta quinta-feira (17). BR-163 em MT Concessionária Rota do Oeste/Assessoria 🚚 Com 97,9% (3 milhões de pessoas), Mato Grosso está entre os estados com maior número de moradores em vias com capacidade máxima de circulação por veículos de cargas e ônibus, de acordo com dados do Censo 2022 de características urbanísticas do entorno dos domicílios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (17). O estado fica atrás apenas de Tocantins e Mato Grosso do Sul (98%) e empatado com Goiás. Tocantins: 98,0% Mato Grosso do Sul: 98,0% Mato Grosso: 97,9% Goiás: 97,9% Paraná: 97,4% Rondônia: 96,7% Distrito Federal: 96,7% Santa Catarina: 95,4% Minas Gerais: 94,4% Piauí: 94,6% Rio Grande do Sul: 93,9% São Paulo: 91,7% Roraima: 91,4% Espírito Santo: 89,9% Rio Grande do Norte: 90,2% Maranhão: 90,5% Paraíba: 91,1% Ceará: 88,8% Amazonas: 85,7% Alagoas: 86,8% Sergipe: 94,8% Rio de Janeiro: 83,1% Bahia: 82,6% Acre: 87,8% Pará: 87,6% Pernambuco: 79,4% Amapá: 76,9% Sinop, uma das cidades polo do agro, é o único município de Mato Grosso a aparecer na lista de maiores concentrações urbanas nesses trechos, com 99,1%. O município é atravessado pela BR-163, rodovia conhecida como rota da soja, do milho e do algodão, construída na década de 1970. Ela liga os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Ainda de acordo com a pesquisa, 52.796 pessoas (1,7%) dos mato-grossenses, em 2022, moravam em casas localizadas em trechos com capacidade máxima somente para circulação de carro ou van, enquanto 2.906 de pessoas (aprox. 0,1%) viviam em trechos onde só era possível a circulação de motocicletas, bicicletas e pedestres. Trecho da BR-163 em MT AESCOM/ANTT Instalação da Ferrogrão anima produtores rurais e leva preocupação aos indígenas em MT Parecer científico aponta falhas no estudo de viabilidade da Ferrogrão, projeto de ferrovia que liga PA ao MT para escoar grãos 📉 Outros dados O levantamento também aponta que Mato Grosso é o 4º estado com mais moradores em vias com rampa para cadeirante, com 22,4%. Os três primeiros colocados no ranking são Mato Grosso do Sul (41,1%), Paraná (37,3%) e Distrito Federal (30,4%). Mato Grosso também está entre os 10 estados com mais moradores em vias com iluminação pública, com 98,2%, empatado com Paraíba e Ceará. Já em relação a moradores em vias pavimentadas, o estado aparece entre as 10 menores proporções, com 83,1%. O primeiro colocado no ranking é São Paulo (96%) e o último é o Pará (69,3%). Quanto à presença de arborização, 80,9% da população urbana mato-grossense moram próximos a locais com árvores e 18,9% em áreas sem árvores. Mato Grosso do Sul lidera o ranking com 92,4%, enquanto Sergipe ocupa a última posição com 38,5%. 🔎 A pesquisa A pesquisa foi aplicada em mais de 340 mil setores censitários (áreas de coleta) em todos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal. Isso incluiu áreas urbanas e também áreas rurais com características urbanizadas. Os dados foram analisados para produzir estatísticas sobre as características urbanísticas do entorno dos domicílios, como a capacidade de circulação das vias, a disponibilidade de calçadas, a presença de iluminação pública e outros. O objetivo é auxiliar o planejamento urbano, com fornecimento de informações detalhadas sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e as necessidades. Número de crianças registradas cresceu, segundo o Censo de 2022